Saltar para o conteúdo principal

EMRC

Procurar
Home page
Wikis
recursos
Palavras e imagens
  

 ..........................

 Paz!

 Hoje

 Critérios de Avaliação

 Hiperligações

Educação Moral Religiosa Católica

 Um sonho, um projecto, um sentido do "ser"...

Como se calcula a data da Semana Santa?
 
O ponto de referência da Semana Santa é a Páscoa. E a Páscoa é o domingo que segue à primeira Lua cheia da Primavera. Pode cair entre o dia 22 de Março e o dia 25 de Abril. O próximo ano ser á um dos anos com a Páscoa mais alta, pois cairá em 24 de Abril.
 
Mas, porque é que celebramos neste dia? O motivo é que, ao contrário do Natal, da morte de Jesus sabe-se a data: foi durante os dias da Páscoa Judaica. E a Páscoa Judaica é no dia da primeira Lua cheia da Primavera. Por isso, os cristãos decidiram celebrar a ressureição de Jesus justamente no domingo depois da Páscoa dos judeus.
 
E donde vem a Páscoa Judaica? A origem remota é a festa dos pastores que celebrava o início da Primavera, sacrificando um cordeiro, e faziam-no quando havia Lua cheia. Este rito, e a sua data, passaram a ser, depois da libertação do Egipto, a celebração deste acontecimento transcendental da história de Israel.

Actualmente, o facto de calcular a festa em função da Lua é uma complicação notável nos nossos calendários. O Concílio Vaticano II já disse que, se houvesse um acordo geral, a Igreja Católica não tinha inconveniente nenhum em fixar a Páscoa num domingo concreto (por exemplo, o primeiro domingo de Abril). Mas estre acordo ainda não se deu.


em SDPL - Bloco MD 18, Fevereiro 2010

Novos desafios, mais oportunidades...

 

Ao iniciar este blog de apoio às aulas de Educação Moral Religiosa Católica (EMRC), apresenta-se-me um universo há muito vislumbrado mas pouco, ou nada, explorado.

Esta forma de comunicar frases, sentimentos, emoções…, fascina-me e, simultaneamente, amedronta-me. Navegamos em águas (des)conhecidas, umas vezes calmas outras tempestuosas e neste navegar sonhamos com a descoberta, eliminamos medos, crescemos mutuamente.

Atendendo ao cariz da EMRC, esta ferramenta surge como uma mais-valia. Por isso, a partir de agora iremos utilizar este blog para partilhar ideias e conhecimentos, aplicar novos saberes, caminhar em grupo.

Comentem, utilizem e divirtam-se com este blog.

Bom trabalho! 

 

 ... que na "Cruz" do dia-a-dia encontra a Vida!

 ‭(Oculto)‬ Hiperligações de Administração