Saltar para o conteúdo principal

EMRC

Procurar
Home page
Wikis
recursos
Palavras e imagens
  

Outros Blogues
Não existem itens nesta lista.
EMRC > Artigos > Como se calcula a data da Semana Santa?
Como se calcula a data da Semana Santa?
 
O ponto de referência da Semana Santa é a Páscoa. E a Páscoa é o domingo que segue à primeira Lua cheia da Primavera. Pode cair entre o dia 22 de Março e o dia 25 de Abril. O próximo ano ser á um dos anos com a Páscoa mais alta, pois cairá em 24 de Abril.
 
Mas, porque é que celebramos neste dia? O motivo é que, ao contrário do Natal, da morte de Jesus sabe-se a data: foi durante os dias da Páscoa Judaica. E a Páscoa Judaica é no dia da primeira Lua cheia da Primavera. Por isso, os cristãos decidiram celebrar a ressureição de Jesus justamente no domingo depois da Páscoa dos judeus.
 
E donde vem a Páscoa Judaica? A origem remota é a festa dos pastores que celebrava o início da Primavera, sacrificando um cordeiro, e faziam-no quando havia Lua cheia. Este rito, e a sua data, passaram a ser, depois da libertação do Egipto, a celebração deste acontecimento transcendental da história de Israel.

Actualmente, o facto de calcular a festa em função da Lua é uma complicação notável nos nossos calendários. O Concílio Vaticano II já disse que, se houvesse um acordo geral, a Igreja Católica não tinha inconveniente nenhum em fixar a Páscoa num domingo concreto (por exemplo, o primeiro domingo de Abril). Mas estre acordo ainda não se deu.


em SDPL - Bloco MD 18, Fevereiro 2010

Comentários

Ainda não existem comentários para este artigo.