Saltar para o conteúdo principal

Problemas da Adolescência

Procurar
Home page
  

Outros Blogues
Não existem itens nesta lista.
Anorexia
Obesidade
Depressões
Mães Adolescentes
Bullying
Gravidez na adolescencias
 

A adolescência implica um período de mudanças físicas e emocionais que é considerado, por vários autores, um momento de crise. Não podemos descrever a adolescência como uma simples adaptação às transformações corporais, mas sim como um importante período no ciclo de vida que corresponde a diferentes tomadas de posição sentidas ao nível social, familiar e também sexual.

A puberdade marca o início da vida reprodutiva de rapazes e raparigas, sendo caracterizada por mudanças fisiológicas e psicológicas. Uma gravidez na adolescência provoca alterações na transformação que já vem ocorrendo de forma natural, ou seja, implica um duplo esforço de adaptação interna fisiológica e uma dupla movimentação de duas realidades que convergem num único momento: estar grávida e ser adolescente.

 

Porque é tão dificil ser mãe adolescente?

 

Quando se trata de uma adolescente, as mudanças emocionais e físicas são acrescidas, questões de ordem psicossocial e ainda de falta de apoio, as quais podem tornar a gravidez numa experiência traumática, num problema emocional e de saúde e promotor de exclusão social.
 
 
Bullying

 

Bullying é um termo utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidas, praticadas por um indivíduo (bully) ou grupo de indivíduos com o objectivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz de se defender.

Bullying é uma forma de pressão social que acarreta, por vezes, traumas muito importantes na vida dos alunos que são sujeitos diariamente a este tipo de maus-tratos.

A escola é um dos contextos em que o Bullying mais se faz sentir uma vez que se encontram num mesmo espaço muitas crianças e que se torna difícil para os adultos vigiarem todos os comportamentos e intervirem atempadamente.

Quais as principais queixas de uma jovem gravida?

 

. Dificuldade na relação com os pais pelo surgimento da gravidez;

. Dificuldade na relação consigo própria pela “necessidade” de integrar a gravidez e a expectativa da maternidade nos seus projectos e interesses de adolescente;

. Receio de possíveis alterações no relacionamento com o seu namorado;

. Dificuldade em conseguir gerir a relação com o seu grupo de amigos;

. Dificuldade em encontrar um espaço onde se sinta confortável para falar sobre os seus medos e dúvidas face à situação vivida.

 

Imagens alusivas ao tema
 
                                       
 
 
 
 
             
Tipos de bullying
 

. Insultar a vítima; acusar sistematicamente a vítima de não servir para nada;

 

. Ataques físicos repetidos contra uma pessoa, seja contra o corpo dela ou propriedade;

 

. Interferir com a propriedade pessoal de uma pessoa, livros ou material escolar, roupas, etc., danificando-os;

 

. Espalhar rumores negativos sobre a vítima;

 

. Colocar a vítima em situação problemática com alguém (geralmente, uma autoridade), ou conseguir uma acção disciplinar contra a vítima, por algo que ela não cometeu ou que foi exagerado pelo bully;

 

. Isolamento social da vítima;

 

.Chantagem;

 

. Usar de sarcasmo evidente para se passar por amigo (para alguém de fora) enquanto assegura o controle e a posição em relação à vítima (isto ocorre com frequência logo após o bully avaliar que a pessoa é uma "vítima perfeita".

 

 

 

Imagens alusivas ao tema
 
 
                           
 
 
 
O que é?

 

Denomina-se obesidade uma enfermidade caracterizada pelo cúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde, ou seja, que traz prejuízos à saúde do indivíduo.

 

Como combater a obesidade?

 

.  Aumento no consumo de hortaliças, frutas, leguminosas e alimentos integrais, ricos em vitaminas, minerais e fibras;

.  Diminuição do consumo de frituras, doces, carne vermelha e salgadinhos, alimentos ricos em gordura saturada;


.  Praticar actividades físicas regularmente, aumentando o gasto energético e contribuindo para a eliminação de peso e manutenção da saúde;

. Diminuir o consumo de álcool e refrigerantes, dando preferência à água e sucos naturais;


. Fazer várias refeições ao dia, que contribui para uma maior saciedade, além de um melhor trabalho do organismo.

 

 

Retrato da depressão
1 - 10 Seguinte

 ‭(Oculto)‬ Hiperligações de Administração